“Ritual” de Aniversário

Fazer aniversário pode ter significados diferentes para cada pessoa. Alguns amam. Outros odeiam. Sim! Conheci uma pessoa que não gostava de jeito nenhum. Em um dos seus aniversários, recusou todas as ligações e não quis receber nem mesmo um abraço de quem fosse mais próximo. E tudo bem! Tenho certeza que essa pessoa tinha os seus motivos. Mas de uns tempos para cá, comecei a refletir que fazer aniversário pode ter significados diferentes com o passar dos anos para a mesma pessoa. Quando eu era criança, fazer aniversário significava dia de ganhar presentes. Quando adolescente, dia para sair com os amigos. No início da fase adulta, significava ter festas surpresas no trabalho ou até mesmo esperar que ele fosse no final de semana para poder comemorar com as pessoas mais próximas que estavam distantes. Era algo voltado para o externo, sabe? O aniversário era meu, mas como ele seria sempre dependia dos outros. Do externo. E não do que estava aqui dentro de mim. Eu sempre agradecia por mais um ano de vida? Com toda certeza! Mas, o que definiria se o meu dia seria feliz ou não, não dependia somente de mim. Estranho! Muito estranho! Mas comum e nada surpreendente quando pensamos que não fomos ensinados a olhar para nós mesmos! Em 2014 a minha vida virou de cabeça para baixo (rs!). De lá para cá muita coisa tem mudado. Tenho ressignificado tanta coisa (mas tanta!) e o fazer aniversário é uma delas.

Fazer aniversário passou a ser um dia tão meu que não sei explicar. Um dia em que olho profundamente para dentro. Faço um balanço do último ano com muita, muita gratidão. E no último ano inclui mais uma palavrinha para esse balanço: compaixão! Ahhh, como essa palavra tem sido importante para mim desde o ano passado. E como um dia meu, tenho procurado vivê-lo de uma forma que me faça sentir bem. A cada ano percebo que tenho “afinado” esse jeito de fazer aniversário criando o que eu tenho chamado de “RITUAL” DE ANIVERSÁRIO. Resolvi compartilhar isso por aqui para inspirar você a pegar de volta esse dia que é seu! A aproveitar o dia que é seu! Você não precisa fazer exatamente o que eu vou sugerir a seguir. São só algumas dicas para te inspirar a encontrar o seu “RITUAL” DE ANIVERSÁRIO.

Vamos lá?

  • Separe algumas horinhas do dia para você ficar com você. Curtir a sua companhia.
  • Coloque a sua playlist favorita. Quer uma sugestão? Criei uma playlist no Spotify com o nome “Nutrição Acolhedora”, mas que poderia se chamar “Good Vibes” rs escolhi cada música com muito carinho. Escolhi cada música por causa da letra delas. São músicas com mensagens positivas para nos fazer sentir bem não somente no dia do nosso aniversário, mas em qualquer momento. Porque coisa boa é para qualquer hora! Ela estará sempre em construção, mas para ouvi-la é só clicar aqui:
  • Tome um banho bem gostoso. Lave o cabelo. Sinta a água da cabeça aos pés. Utilize os seus produtos de higiene e beleza preferidos. O sabonete mais cheiroso. Enquanto a água escorre, mentalize que todas as coisas que você quer deixar para trás (lá no ano velho) estão indo pelo ralo junto com água.
  • Após o banho, escolha o seu hidratante corporal preferido e passe-o cuidadosamente, calmamente e com carinho em todo o seu corpo. Enquanto passa o hidratante, experimente agradecer cada parte do seu corpo por tudo que ela te permitiu fazer no último ano. Sinta como é bom fazer isso.
  • Vista uma roupa bem confortável ou seu roupão mais fofinho ou o seu pijama preferido.
  • Prepare um escalda pés bem gostoso. Se gostar de aromaterapia, escolha um aroma que faça sentido para você nesse momento. Sente-se confortavelmente.
  • Se tem o hábito de meditar, medite! Se não, leia uma mensagem, ouça um podcast que eleve a sua vibração ou tente meditar. Sugiro essa meditação guiada que é linda: clique aqui (não precisa saber meditar… somente ouvir com abertura e atenção).
  • Seque os pés com carinho. Passe um hidratante enquanto agradece o que eles te permitiram e permitem fazer.
  • Escreva motivos pelos quais você é grato ao seu ano que passou (Escreva! Isso mesmo! A escrita tem um papel muito importante! Através dela tomamos consciência de muitas coisas que estão ali emaranhadas na nossa mente).
  • Agora pegue uma folha de papel e escreva votos de Feliz Aniversário para você mesmo. Achou estranho? Mas não é não! Desejamos tantas coisas boas no aniversário das outras pessoas e por que não podemos desejar a nós mesmos? Devemos ser a pessoa que mais nos quer bem nesse mundo! Experimente e me conte! É uma delícia! Depois dobre essa folha e guarde em lugar especial para você ler no próximo aniversário. Pode ser dentro de algum livro que você goste muito ou algum da sua religião. Só não vale esquecer aonde guardou, hein?! rs
  • Leia um bom livro ou revista (eu sugiro a Revista Vida Simples – nela tem textos inspiradores para um novo ano).
  • Faça uma refeição gostosa. Escolha alimentos que você goste. Pode ser algum carregado de memória e afeto. Sente-se e faça a sua refeição com calma e atenção enquanto agradece não só pela sua refeição quanto por você poder fazer essa refeição. Sim! Poder comer é maravilhoso! Agradeça e curta a sua companhia.
  • Te dê um presente! Não precisa ser nada muito caro! Algo que você goste! Pode ser: um livro, uma massagem, um patins, etc…. seja criativ@ para te presentear!
  • Comemore como você quiser! Com uma festa grande ou pequena! Com um churrasco entre amigos ou um almoço em família! Com uma reserva no restaurante ou no aconchego do seu lar! Não importa como desde que seja de uma forma que você goste e faça sentido para você! Caso não goste de comemorações desse tipo, não comemore! Quem manda nesse dia é você!

E assim, cheinh@ de boas vibrações, você estará pront@ para começar o seu ano novo! Eu tenho amado cada ano mais fazer tudo isso por mim! Espero que você goste também!

Um abraço acolhedor,

Nutricionista Cibelle Magalhães

Você tambem pode gostar

497 respostas a ““Ritual” de Aniversário”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.