Não é só dizer: coma mais salada!

 

SALADA! Não, eu não vim aqui falar que você tem que comer salada! Apesar de que é isso que as pessoas pensam quando vão a uma nutricionista: “Ihh, lá vem ela me mandar comer mais salada e mais frutas!”.  E sabe por que eu não vou fazer isso? Porque eu sei que você já sabe da importância dos vegetais para a saúde e também sei que não adianta o nutricionista calcular todos os micronutrientes e recomendar que o paciente coma um prato de salada antes da refeição que, por diversos motivos, ele pode não comer (como Tb pode comer)! Eis alguns motivos:.
🥗Porque não faz parte do seu hábito alimentar.
🥗 Porque não gosta do sabor ou da textura dos vegetais.
🥗 Porque até gosta, mas considera mais gostoso/prazeroso outro alimento.
🥗 Porque tem algum trauma de infância quando foi forçado a comer.
🥗 Porque não teve tempo de ir à feira.
🥗 Porque não teve tempo para preparar a salada (aquela parte de lavar, higienizar, cortar … pq sim, dá trabalho! Por mais que a gente fale da organização, todo mundo já passou por esse “não tive tempo”).
🥗 Porque não pode comprar orgânicos e andam dizendo que os outros são puro veneno.
🥗 Porque gosta de “x” verdura/legume, mas disseram que “y” é mais saudável. E ela prefere não comer nada a comer “y”.
🥗 Porque a quantidade que a nutricionista prescreveu é muito grande e ela prefere não comer nada do que ter que “empurrar” toda aquela quantidade.
🥗 Porque falaram que não pode colocar molho para não aumentar as calorias e nem colocar sal por causa da hipertensão.
🥗Porque gosta de fruta na salada, mas falaram que fruta dá cirrose.
🥗 Porque falaram que tem que ver o índice glicêmico do vegetal (e até procurar isso é melhor não comer).
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Etc. Etc…. .
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Percebem que não é algo tão simples!? Que são muitos os porquês e que eles vão variar de pessoa para pessoa porque somos diferentes? Temos rotina e história diferentes? E que por isso não tem como haver uma recomendação única? Ou um atendimento nutricional que não procura entender o seu comportamento alimentar? A sua relação com a comida?! Por isso os meus atendimentos não são baseados em prescrever alimentos x ou y. O meu objetivo é ajudar o paciente a melhorar a sua relação com a comida como um todo!
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Ahhh para terminar, eu adoro colocar frutas e granola salgada na salada (como na foto acima)! Pra mim, é uma mistura de sabores e texturas maravilhosas! Também gosto de fazer algum molho! Os meus preferidos são o de mostarda, mel e azeite ou um que a minha sogra faz .

E você? Gosta de salada? Como você gosta de comer salada? Me conte!

Um abraço e nos vemos no próximo post!
Nutrição Acolhedora por Cibelle Magalhães

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