Receita Acolhedora: minha sopa preferida

Quando marcava 17:00 horas, começávamos a recolher lápis, canetas, cadernos e folhas. Era hora de mandar mensagem de texto (SMS sim! Não tinha WhatsApp em 2006!) para as colegas de república que também tinham passado a tarde na biblioteca estudando, entregar os livros e ir para a fila do bandejão. O restaurante abriria somente às 17:30 horas (se não me falha a memória – o que é possível na altura do campeonato rs), mas nesse horário a fila já estaria quilométrica. Alguns estudantes “furavam a fila” tranquilamente, já eu, uma pessoa que sempre gostei de fazer o que era certo, não gostava. E também morria de medo de começaram a fazer barulho (porque as vezes o resto da fila “vaiava” quem estava furando-a) ou de vir um guardinha e me tirar. {Aqui, começo a rir para a tela do computador ao escrever porque imagine você: os guardinhas (vigilantes) da universidade ficavam algumas vezes na fila para retirar os “furões”}. E era sempre muito engraçado quando isso acontecia. Engraçado de ver porque eu jamais queria estar naquela situação. Havia duas filas para entradas diferentes: de um lado serviam o jantar e do outro um lanche reforçado (muito reforçado!). Normalmente havia uma pequena discussão entre nós porque cada uma queria uma coisa: jantar x lanche. Eu, as vezes, até aceitava o que a maioria queria para fazermos a refeição juntas. Menos no dia que tinha “Sopa de legumes com feijão e macarrão” porque essa era a minha sopa preferida e eu tinha que ir do lado do lanche para comê-la com pão. Na época, eu nunca tinha ouvido falar em parar de comer quando estivesse saciada e acho que, mesmo sabendo disso hoje, eu ultrapassaria o ponto de saciedade porque essa sopa era muito gostosa!  Hoje, toda vez que tomo essa sopa, um turbilhão de lembranças chega para fazer carinho no meu coração enquanto a sopa faz no estômago! Comida também é memória! E, nesse caso, quanta memória boa uma simples sopa me traz!

Segue a receita para vocês:

SOPA DE LEGUMES COM FEIJÃO E MACARRÃO

INGREDIENTES

1 colher (sopa) de óleo

2 colheres (sopa) de alho picado

1/2 cebola picada

1 abobrinha picada

1 cenoura cortada em rodelas (ou como preferir)

3 batatas cortadas em cubos

2 xícaras (chá) de feijão cozido

2 xícaras (chá) de macarrão de sua preferência

2 colheres (sopa) extrato de tomate

800ml de água

Pimenta do reino (a gosto)

Orégano (a gosto)

Sal (a gosto)

Queijo de Minas (a gosto) ou pedaços de pão.

MODO DE PREPARO

Em uma panela de pressão, refogue o óleo, o alho e a cebola. Acrescente os demais ingredientes (menos o queijo ralado), misture bem, tampe a panela e leve ao fogo por cerca de 15 minutos após levantar pressão. Sirva quentinha com queijo ralado por cima ou pedaços de pão.

SUGESTÕES:

  • Você pode também acrescentar carne moída ou frango desfiado e ter uma sopa com sabor diferente.
  • Varie os legumes. Vai lá e testa! Use a cozinha para fazer seus experimentos.

E você tem alguma sopa especial? Tem um “causo de nutrição” com algum alimento? Se sim, me conte! Pode me enviar por e-mail: contato@nutricaoacolhedora.com.br .

Um abraço acolhedor! Nos vemos no próximo post!

Nutrição Acolhedora por Cibelle Magalhães

 

Você tambem pode gostar

1.265 respostas a “Receita Acolhedora: minha sopa preferida”